Dia Mundial das Redes Sociais

No dia 30 de junho comemora-se o Dia Mundial das Redes Sociais, em todo o mundo. A data é assinalada desde de 2010 e visa celebrar ao impacto dos Social Media na sociedade, nomeadamente na influência que exercem no dia-a-dia das pessoas e das empresas.

As redes sociais são, hoje, uma das grandes atrações na Internet. Jovens, adultos e idosos utilizam estes meios para compartilhar informações pessoais e discutir ideias em torno de um mesmo interesse, de uma maneira rápida e eficiente. A utilização das redes sociais pode também alguns perigos como a exposição dos seus utilizadores e o uso da sua identidade.

Utilize as redes sociais mas em segurança.

Jean-Jacques Rousseau

JEAN-JAQUES ROUSSEAU - O Bom Selvagem

Jean-Jacques Rousseau foi um dos mais considerados pensadores europeus no século XVIII. Sua obra inspirou reformas políticas e educacionais, e tornou-se, mais tarde, a base do chamado Romantismo. Formou, com Montesquieu e os liberais ingleses, o grupo de brilhantes pensadores pais da ciência política moderna. Em filosofia da educação, enalteceu a "educação natural" conforme um acordo livre entre o mestre e o aluno, levando assim o pensamento de Montaigne a uma reformulação que se tornou a diretriz das correntes pedagógicas nos séculos seguintes. Foi um dos filósofos da doutrina que ele mesmo chamou "materialismo dos sensatos", ou "teísmo", ou "religião civil". Lançou sua filosofia não somente através de escritos filosóficos formais, mas também em romances, cartas e na sua autobiografia.

Dia Nacional de Luta contra a Paramiloidose

O Dia Nacional de Luta contra a Paramiloidose assinala-se, em Portugal, no dia 16 de junho, data do falecimento do Professor Mário Corino da Costa Andrade.

A polineuropatia amiloidótica familiar, vulgarmente conhecida como paramiloidose ou doença dos pezinhos, foi pela primeira vez descrita na população portuguesa na área da Póvoa do Varzim. É uma polineuropatia neurodegenerativa rara de transmissão genética autossómica dominante identificada e descrita pela primeira vez pelo neurologista português Mário Corino da Costa Andrade, nos anos 50 do século XX.

Esta doença rara, hereditária e incapacitante, é causada pela mutação de um gene que pode levar ao declínio irreversível da função neurológica. Transmite-se de pais para filhos, bastando a presença de um só gene mutado (em apenas um dos alelos), em qualquer dos progenitores, para a doença se manifestar.

A doença resulta da deposição nos tecidos, sobretudo nos nervos, de uma substância fibrilar altamente insolúvel designada por amiloide. As fibras de amiloide são constituídas por subunidades de uma proteína do sangue que transporta hormonas da tiroide e Vitamina A.

A doença manifesta-se inicialmente entre os 25 e 35 anos (podendo ocorrer depois dos 50 anos), nos membros inferiores, afetando a sensibilidade aos estímulos (por exemplo, térmicos) e a capacidade motora.

Trata-se de uma doença hereditária, crónica, progressiva e fatal, com evolução, em média, em 10 anos.

Estima-se que em Portugal existam cerca de 2 mil doentes com paramiloidose.

Saber mais em: http://www.paramiloidose.com/index.php

Dia Mundial do Dador de Sangue

alt

O Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado anualmente no dia 14 de junho. 

A celebração do Dia Mundial do Dador tem como objetivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias e benévolas, assim como reconhecer a sua importância e o seu contributo em salvar vidas e em melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.

O Dia celebra-se em 2016 com o tema "O sangue é o nosso elo comum" e com o lema "Dê sangue, partilhe vida".

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92 milhões de pessoas dão sangue anualmente, sendo que 45% destes dadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. A OMS quer expandir este universo de dadores, encorajando outras pessoas a tornarem-se dadores de sangue. A organização pretende que em 2020 as dádivas de sangue em todos os países sejam completamente benévolas e não remuneradas.

Quem pode ser dador de sangue?

Pode proceder à doação de sangue se:

  • tiver entre 18 e 65 anos de idade
  • pesar mais de 50 quilos
  • gozar de boa saúde e tenha hábitos de vida saudáveis

Onde dar sangue?

Pode dar sangue nos:

  • centros regionais de sangue do Instituto Português do Sangue em Lisboa, Porto e Coimbra;
  • locais onde se realizam colheita de sangue móveis, no seu local de trabalho, centro comercial ou na sua área de residência;
  • serviços de imunohemoterapia hospitalares.

O que fazer e o que não fazer depois de doar sangue?

  • Deve-se beber líquidos em abundância.
  • Não se pode conduzir por 30 minutos.
  • Não se pode fumar por duas horas.
  • Não se pode beber álcool por 12 horas.

 

"Doar sangue é uma prenda que salva vidas".

 

Dia mundial de consciencialização do albinismo

Celebrado pela primeira vez em 2015, o dia foi proclamado pela ONU, para divulgar informação sobre o albinismo e para evitar a discriminação aos albinos, combatendo ao mesmo tempo a sua perseguição. Celebrar as conquistas das pessoas com albinismo é outro objetivo desta data.

O que é e o que causa o albinismo?

O albinismo é uma anomalia pigmentar que leva a uma cor de pele, de pelos e de olhos muita clara. Devido a fatores genéticos (aos genes recessivos dos pais), no albinismo ocorre a ausência total de pigmentação na pele, sistema piloso e íris. O albinismo não é considerado uma doença, mas podem surgir problemas de visão e haver mais risco de cancro da pele nos albinos.

Ambos os pais necessitam de possuir o gene do albinismo para que este seja passado aos filhos, mesmo que os pais nunca tenham mostrado essa condição.

Dados sobre o albinismo:

Cerca de uma em dezoito mil pessoas no mundo tem um tipo de albinismo. O albinismo pode afetar pessoas de todas as raças. Contudo, na África o albinismo é mais frequente e problemático. Dados da ONU mencionam que centenas de pessoas com albinismo, na sua maioria crianças, foram atacadas, mutiladas ou mortas em pelo menos 25 países africanos. Na Tanzânia, onde existe um albino em mil e quatrocentos tanzanianos, vários albinos são raptados, feridos ou mortos por feiticeiros e curandeiros, dada a crença de que os seus órgãos possuem poderes mágicos, sendo vendidos por cerca de 550 euros e utilizados em rituais.

Foi para combater estes problemas que a ONU decidiu estabelecer o Dia Mundial de Consciencialização do Albinismo.

(calendarr: 13-06-2016).

Sabe como funciona o seu cérebro?

A Neurociência é um ramo da Biologia que estuda o sistema nervoso. Ricardo Miledi é um dos dez neurocientistas mais citados do mundo. 

DrMiledi1

Ricardo Miledi nasceu no México em 1927. É neurocientista, professor da Universidade da Califórnia e já recebeu vários prémios internacionais. Estudou Medicina na Universidade Nacional Autónoma do México e doutorou-se em Neurociência.

A sua investigação, ao longo de cerca de 50 anos, esteve relacionada com os mecanismos de transmissão dos impulsos nervosos entre as sinapses e com os músculos, assim como com a forma como as drogas e outras substâncias tóxicas afetam essa transmissão.

Desde 1984 é professor distinguido da Universidade de Califórnia em Irvine, onde tem um laboratório paralelo.

Sua pesquisa atual concentra-se em entender a transmissão do sinal através das células nervosas ao nível molecular. Contribuição global de Miledi na neurofisiologia foi também significativa para a compreensão de certas doenças neurológicas e desenvolvimento de novos métodos de tratamento.

Escreveu mais de 450 artigos científicos, muitos dedicados à transmissão da informação a nível celular. 

Dia Mundial dos Oceanos

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado todos os anos no dia 8 de junho.

A celebração deste dia teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992. Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial.

Dezenas de países celebram a data, incluindo Portugal, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.

A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera é um dos vários factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos. O tema do Dia Mundial dos Oceanos 2015 e 2016 é "Oceanos Saudáveis, um Planeta Saudável".

Dia D - o dia da decisão, Guerra Mundial

alt

O dia 6 de junho de 1944 entrou para a História como o Dia D - o dia da decisão. Cerca de 100 000 soldados, com o apoio de 6 000 navios e 5 000 aviões, desembarcaram na costa da Normandia, França, abrindo uma nova frente de guerra no oeste que se tornou crucial para o culminar da 2ª Guerra Mundial (1939-1945).

No final do primeiro dia da invasão, mais de 150 000 soldados e centenas de tanques haviam alcançado o continente europeu. As perdas humanas – 12 mil mortos e feridos – foram menores do que o esperado, visto que o comando militar alemão fora surpreendido pelo ataque.

Apesar disso, as tropas nazis previam uma invasão, mas não sabiam onde ocorreria, como também não tinham um consenso sobre a melhor maneira de enfrentá-la. Devido às más condições meteorológicas, estes esperavam que a invasão decorresse no verão europeu. Em função das manobras simuladas pelos aliados, Hitler concentrou o 15º exército na parte mais estreita do Canal da Mancha, onde previa ser atacado. As demais tropas alemãs permaneceram no interior do país, em vez de estarem colocadas na costa, como havia pedido inutilmente o marechal-de-campo Erwin Rommel. Graças a esses erros estratégicos, os aliados escaparam de uma violenta contra-ofensiva alemã.

No entanto, o avanço das tropas aliadas enfrentou uma forte resistência. A cidade de Caen, que os ingleses pretendiam libertar já no dia do desembarque, só foi entregue pelos alemães no dia 9 de junho, quase toda destruída. As defesas nazis no interior da França só foram rompidas a 1 de agosto, uma semana depois do previsto.

O Dia D, comandado pelo general Dwight D. Eisenhower, foi o ataque estratégico que daria o golpe mortal nas forças nazis. "Esse desembarque faz parte de um plano coordenado pelas Nações Unidas – em cooperação com os grandes aliados russos – para libertar a Europa. A hora da libertação chegou", dissera o próprio Eisenhower, a 2 de junho.

Paris foi libertada a 25 de agosto e Bruxelas a 2 de setembro. A fronteira alemã anterior ao início da guerra foi cruzada pelos aliados em Aachen no dia 12 de setembro, ao mesmo tempo em que eram realizados bombardeamentos aéreos contra cidades industriais alemãs. No início de 1945, os soviéticos (pelo leste) e os norte-americanos (pelo oeste) fizeram uma verdadeira corrida para chegar primeiro a Berlim e comemorar a vitória definitiva sobre a Alemanha nazi.