Dia escuro de 1780

images escuro

O Dia Escuro, também conhecido como Dia Escuro da Nova Inglaterra (New England’s Dark Day), refere-se a um evento ocorrido no dia 19 de maio de 1780, quando os céus da Nova Inglaterra e de partes do Canadá ficaram demasiadamente escuros apesar de ser dia. A escuridão foi tanta que foi necessário usar velas durante o dia. O fenómeno não dispersou até metade da noite seguinte.

As pessoas ficaram com medo e, com os poucos conhecimentos da época, apontavam várias razões para o fenómeno. Uma delas era o “Juízo Final” referido na Bíblia.

Ao longo dos tempos vários cientistas tentaram explicar este fenómeno. E surgiram várias teorias. Uma erupção vulcânica? Chuva de meteoros? Eclipse? Nuvens? Incêndio?

A solução para este mistério parece que foi encontrada nas árvores. Alguns cientistas analisaram troncos de árvores da Nova Inglaterra, numa região em que prevalecem os ventos vindos do oeste. Verificaram que alguns anéis evidenciavam marcas de incêndios que datam daquela época. Alguns relatos da época referiam que havia um estranho cheiro a queimado mas não relatam queda de fuligem.

A causa principal para este fenómeno pode ter sido uma combinação de fumaça de incêndios florestais, uma espessa neblina e céu encoberto. Este fenómeno continua ainda hoje envolto em muito mistério.