Dia Mundial da Tartaruga

alt
O Dia Mundial da Tartaruga comemora-se todos os anos a 23 de maio.

O propósito desta comemoração é chamar a atenção para o perigo de extinção das tartarugas e cágados de todo o mundo e ao mesmo tempo, aumentar o conhecimento da população sobre estes animais.

A tartaruga é um réptil que possui uma concha característica nas suas costelas que utiliza como proteção. Este animal existe há 200 milhões de anos, sendo uma das criaturas mais antigas do mundo. Contudo, encontra-se em risco de extinção devido à destruição do seu habitat natural, ao cruel comércio animal e à indústria da comida exótica.

Os ambientalistas explicam que em Portugal há "duas espécies autóctones de tartarugas de água doce, o Cágado-mediterrâneo (Mauremys leprosa) e o Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis)". Estas duas espécies partilham inúmeras vezes o mesmo habitat, sendo que o Cágado-de-carapaça-estriada é o mais raro e menos abundante, encontrando-se em risco de extinção no nosso país.

Para celebrar este dia, que se celebra desde o ano 2000 promovido pela American Tortoise Rescue, existem muitas opções e sugestões a considerar:
-
descobrir online as espécies de tartarugas existentes (as marinhas são 7);
- partilhar fotos de tartarugas em redes sociais;
-
andar, trabalhar ou comer lentamente como uma tartarugas;
-
visitar tartarugas no jardim zoológico;
-
denunciar a venda ilegal de tartarugas ou de produtos feitos a partir de tartarugas.

(dnoticias e calendarr, 23-05-2016)