Imprimir

Dia Mundial Sem Tabaco

alt

"O cigarro foi, por muitos anos, um símbolo de luxo, satisfação e status social. A sua venda é motivada pela exploração de uma imagem estratégica, em promoção de festas, concertos e eventos desportivos, sempre ligada ao que está na moda".

Mas, após anos de consumo, o tabaco vem perdendo as suas características "positivas", e mostrando o seu verdadeiro perfil. Hoje não há dúvidas sobre os malefícios do uso dos seus derivados para a saúde do fumador e de todos os que vivem ao seu redor. 

No Dia Mundial sem Tabaco, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o uso de produtos derivados do fumo é a segunda causa de mortalidade no mundo, respondendo por um em cada dez óbitos registrados entre adultos. A causa mais comum de morte por cancro no mundo é o cancro do pulmão e o fator de risco mais importante para o desenvolvimento do cancro do pulmão é o consumo de tabaco. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde, o tabagismo provoca a morte de 4,9 milhões de pessoas por ano no mundo, sendo esta a principal causa de óbitos evitáveis. Ainda segundo a OMS, um terço da população do planeta é fumadora. A sinalização deste dia tem por objetivo chamar a atenção para os problemas causados pelo fumo e incentivar para deixar o vício do tabaco.

Aproveita este dia e toma coragem para deixar de fumar, o teu corpo e todos aqueles que te rodeiam AGRADECEM!